Visitas: 18720
Usuários Online: 1
Áreas dos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo entram em atenção especial, com maior ênfase a partir desta sexta-feira, 4 de abril, devido a chuvas intensas, com volumes significativos que podem ultrapassar os 100 mm em 24 horas, e rajadas de vento com intensidade em torno de 100 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) vem emitindo avisos para essas regiões com grau de severidade de Perigo (laranja) e, hoje, intensificou o alerta para Grande Perigo (vermelho).
O ápice dos temporais nessas áreas deve ocorrer nesta sexta-feira (4) e se estender pelo menos até sábado (5), com acumulados de chuva significativos. As regiões que demandam maior atenção são: Serra da Mantiqueira, Vale do Paraíba e Litoral Norte, em São Paulo; e, no Rio de Janeiro, a Costa Verde, a região Metropolitana, o Vale do Paraíba, a Região Serrana e a Baixada Litorânea.
As chuvas em parte do Sudeste resultam do aumento da umidade na atmosfera, favorecido pela atuação de uma frente fria no oceano, combinada com a topografia acidentada da faixa leste da região.
Mais chuvas
O calor e a umidade devem provocar temporais com volumes pontualmente significativos na Região Norte do país, com destaque para Acre, Amazonas, Rondônia e Pará. Os dois avisos laranja (Perigo) emitidos pelo Inmet para a região abrangem ainda o sul de Roraima e o sudeste de Mato Grosso.